quarta-feira, 29 de julho de 2009

Artigo David

Arquitetura Contemporânea

A Arquitetura, como também outras formas de arte, se divide em correntes, correntes essas que diferem da anterior totalmente mudando completamente seus princípios ou simplesmente continuando a e revendo suas posições.
O rompimento total acontece do neoclássico para o moderno de forma que o modernismo renuncia tudo que as correntes anteriores, não só o neoclássico, tinham como parâmetros. O fato do modernismo procurar uma verdade na arquitetura, que para eles era escondida atrás de ornamentos e regras rígidas, faz com que eles se levantem contra essa ordem e comecem uma nova mais flexível que a antiga.
A contemporaneidade (pós modernismo) não busca romper com o passado, talvez pela experiência negativa da renuncia do modernismo, mas sim tenta conciliar passado e presente em uma arquitetura mais humana e sem buscar ideais, aprendendo com os acertos e erros do passado, levando agora em consideração, o local e suas peculiaridades, o construído e sua tipologia e as pessoas que ali vivem, sem fazer copias, mas buscando uma harmonia entre novo e velho.
Mas não somente de interpretações do passado se baseia a arquitetura contemporânea também e uma época de criar, de inovar, ai o espírito modernista continua vivo e talvez tenha encontrado sua plenitude, pois somente juntando passado e presente podemos pensar no futuro.
O pós modernismo se divide em varias sub-correntes tais como o lúdico que utiliza formas diferentes e inusitadas para criar sensações, o desconstrutivismo com seu caráter escultórico e desordenado, o neo eclético tentando retomar alguns princípios do ecletismo mas de forma mais sutil,o high tech utilizando ao Maximo a tecnologia e criando formas que antes não pareciam possíveis, o neo racionalismo que se parece muito com o movimento moderno mas adiciona alguns elementos pós modernos (cor, marcações, etc.) e o neo organicismo baseado em formas da natureza.
Varias são as características que diferem o pós modernismo do modernismo dentre elas podemos citar: marcação de topo e base, marcação de acesso, uso da cor, elementos virtuais e formas das mais variadas.

Pelotas e a contemporaneidade

A arquitetura pós moderna em Pelotas ainda tenta se desvencilhar do modernismo, é uma arquitetura mais contida, talvez pela regionalidade muito forte e tentativa de adequação ao entorno próximo, ou por motivos econômicos que não permitem obras de maior porte e liberdade arquitetônica, uma das correntes mais vistas dentro do pós modernismo é o neo ecletismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário