quinta-feira, 30 de julho de 2009

Artigo Wiliam

Arquitetura moderna x Arquitetura Contemporânea:



Para confrontarmos a arquitetura moderna e a contemporânea a devemos primeiramente conhecê-las assim como os acontecimentos responsáveis pelo seu surgimento, assim ficam mais evidente as qualidades e defeitos de cada uma.
A arquitetura moderna foi um reflexo tardio dos movimentos iluministas, baseada na poética maquinista e na produção em serie, teve um caráter elitista, criticava o uso de ornamentos alem disso foi um movimento anti-historicista, possivelmente a característica mais importante da arquitetura moderna.
Em 1956 ocorre a ultima reunião do CIAM, o racionalismo e o positivismo já não eram orientações fundamentais como em outros tempos, cada vez mais começaram a surgir criticas a arquitetura moderna ate quando foi visto que a arquitetura moderna não era a resposta que ate então se acreditava ser para os problemas da atualidade da época, então os princípios do modernismo foram colocados em questão e substituídos pelos seus inversos então, depois de uma cisão interna os modernistas foram divididos em 2 grupos, continuístas e os revisionistas, estes últimos foram responsáveis pelo pós-modernismo
Sinteticamente podemos dizer que a arquitetura contemporânea seria uma critica a arquitetura anterior, no caso a moderna. Porem algumas vertentes são mais radicais outras não fazendo com que os rumos da arquitetura não estejam claros, apenas expressam a opinião que a arquitetura anterior não foi satisfatória.
Mas ate então a arquitetura contemporânea parece não ter achado uma identidade consonante como em outras épocas, sejam pelas suas inúmeras ramificações, seja por muitas vezes serem obras isoladas ou por ainda não ter respondido as questões que o modernismo também não respondeu. A questão é, será que a arquitetura contemporânea vai responder? ou pelo menos alguma dessas ramificações (vários estudiosos acreditam q o Desconstrutivismo seria a vertente da arquitetura contemporânea mais próxima de responder tais perguntas) Ou seria a arquitetura contemporânea apenas um movimento efêmero e passageiro? A única certeza é que a arquitetura contemporânea é um movimento em constante modificação.

Principais estilos arquitetônicos contemporâneos.

- Desconstrutivismo: Designação proveniente da exposição organizada em 1988 por Philip Johnson, em Nova Iorque, com o nome de “Deconstructivist Architecture”, parte da confrontação entre oposições como estrutura/decoração, abstração/ figuração, figura/fundo, forma/função.

- Neo-Racionalismo: também conhecido como tendenza, foi a primeira manifestação do pós-modernismo na Europa. Foi a tentativa de posicionar a arquitetura contra o sistema de produção consumista, recusava o principio de que a forma seguia a função.

- Arquitetura Lúdica: foi uma maneira de criticar o fundamentalismo modernista. foi o principal motivo para o surgimento dessa arquitetura, ironizava o produtivismo tecnológico atual e a comercialização da arquitetura. Criava espaços imaginativos e ficcionais muitas vezes, brincando com os sentidos do apreciador.

- Arquitetura Regionalista: é associada à diversidade climática, às técnicas e materiais locais, e à diferenciação das comunidades regionais, que se manifestam nas suas próprias tradições culturais e nos valores que as caracterizam e as identificam.

- Arquitetura sustentável: foi difundida com as novas discussões nas ultimas décadas sobre os rumos e os impactos da arquitetura globalizada, “é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras” é das ramificações da arquitetura contemporânea q vem crescendo mais.

- Hi-Tech: proveniente do metabolismo japonês, a arquitetura hi-tech não tem esse nome somente pelo uso de elementos de alta tecnologia, mas sim na exposição e ostentação desses elementos tecnológicos.

Características principais da arquitetura contemporânea e seu oposto na arquitetura moderna

- Platibanda:
Moderna: apenas para esconder coberturas
Contemporânea: destacar os acessos, o topo, muitas vezes com função apenas decorativa

- Tratamento reservatórios:
Moderna: não tinha preocupação com o tratamento ou em esconder os reservatórios.
Contemporânea: inclusão espacial do reservatório no restante da edificação incorporando ao seu volume

- tratamento sacadas:
Moderna: sacadas eram apenas elementos adicionados
Contemporânea: sacadas incorporadas ao prédio, dando ritmo, organicidade,e diferenciação a edificação.

- Diferenciação do acesso:
Moderna: acesso muitas vezes era lateral ou escondido pois não tinha um grande relevância na obra
Contemporânea: acesso destacado e diferenciado em relação ao resto da edificação, seja por cor, textura ou volume.

- Utilização de cores:
Moderna: cores servem para isolamento do entorno, normalmente branca ou ausência de cor (brutalismo)
Contemporânea: cores servem para integração com entrono, alem de servirem para destacar partes da edificação como o topo a base ou as estruturas por exemplo.

Arquitetura contemporânea em pelotas:
Em pelotas ainda não se tem um numero representativo de edificações contemporâneas ate pela característica historicista da cidade, porem esse numero de edificações vem crescendo principalmente com prédios comerciais tanto pequenos quanto médios.


¹
²
³Brundtland Report, em 1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário